segunda-feira, 5 de julho de 2010

Governo Lula investe em saúde

Governo Lula mais recursos para a saúde
Por meio de outro acordo anunciado na quinta-feira (01.07), o Ministério da Saúde investirá R$ 5 milhões em equipamentos para ampliação do atendimento no Litoral Norte do Estado, por meio da Associação Beneficente Vicente de Paulo. Outros R$ 3 milhões serão investidos pela prefeitura de Osório em obras. “Este é o primeiro passo para a transformação da instituição em hospital regional”, declarou o deputado estadual Marcon, que sempre esteve comprometido com as demandas da soceidade.

Governo Lula libera recursos para saúde do RS
O pré-candidato a deputado federal Dionilso Marcon se empenhou para que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em roteiro no Rio Grande nesta quinta-feira (01/07), quando anunciou investimentos federais para o setor. “É um conjunto de esforços que vão ser integrandos. Todas as iniciativas no campo do atendimento em saúde vão se potencializando. São investimentos importantes e tem sido assim em todos os estados do Brasil’, disse o ministro Temporão.

União de prefeituras e o Governo Federal
Depois de assinar convênio com a prefeitura de Palmeira das Missões e a Caixa Econômica Federal para a construção do Hospital Público Regional, que beneficiará a população de 72 municípios da região Norte/ Noroeste do Estado, o ministro inaugurou a maior UTI do SUS no RS, no Hospital Conceição, e anunciou recursos para o Hospital São Vicente de Paula de Osório. “Esta é mais uma demonstração de um governo comprometido com a qualificação da atenção à saúde e com a melhoria da qualidade de vida da população”, comentou Marcon, que participou das articulações em Brasília para a conquista destes recursos.

Convênio atenderá vários Municípios
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão assinou esta manhã, convênio com a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e com a Caixa Econômica Federal para iniciar o projeto de construção de um hospital regional com sede na cidade e que atenderá vários municípios da região. A unidade hospitalar será toda pública e atenderá os serviços de alta e média complexidade, com capacidade para 180 leitos.

Uma conquista da comunidade
O deputado estadual Dionilso Marcon, ressaltou a importância do hospital dizendo que ele é uma conquista da comunidade e da sensibilidade de um governo federal que é parceiro na defesa da saúde do povo. "O governo Lula não promete, faz, como o fez com a criação das extensões da Universidade de Santa Maria, com a criação da Universidade do Mercosul, e, agora, com a construção do hospital regional", enfatizou.

Uma ação humanitária
A demanda por um hospital regional é antiga e o ministro Temporão contou que quando recebeu uma comitiva em seu gabinete em Brasília, achou que se ratava de uma demanda inicial, "mas o grupo já tinha em mãos um projeto de viabilidade do hospital. "Não tínhamos como deixar de atender à reivindicação por tratar-se de uma ação humanitária e que amplia o atendimento médico especializado às pessoas da região", observou o ministro.

Um trabalho coletivo
O ex-assessor, que acompanhou todos o processo, Edegar Pretto, ressaltou que a conquista é fruto de um trabalho coletivo de entidades e lideranças da região, em conjunto com a bancada gaúcha da Câmara Federal. “Esta ação consolida a qualificação na atenção à saúde da população do Litoral Norte e tem a mão de toda a comunidade da região”, afirmou. Edegar Pretto elogiou a atuação do prefeito Romildo Bolzan Jr que, segundo ele, tem sido arrojado e partícipe desse complexo processo de regionalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário