sábado, 10 de julho de 2010

Pró-Sinos

Plano de Região Hidrográfica do Guaíba
Trazer à pauta o Projeto Pró-Guaíba, para que a plenária possa se debruçar sobre seu plano diretor, no que couber à Bacia do Sinos. E, assim, atualizá-lo e ratificá-lo como base para o Plano de Região Hidrográfica do Guaíba. Em última instância, oferecendo diretrizes a cobrança pelo uso da água, a partir de 2011, nas nove bacias hidrográficas que formam a Região do Guaíba. Esse é um dos temas da reunião marcada para esta quinta-feira (dia 8), na Sala de Seminários 1 da Biblioteca Unisinos.
A plenária do Comitesinos terá início às 14 horas. Na pauta, estão também o início do processo de eleição da nova diretoria da entidade, além da parceria com o Programa de valorização da micro-bacia hidrográfica do Arroio Estância Velha – Portão da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AIC-Sul), do lançamento do Projeto VerdeSinos e outros assuntos.

Pró-Guaíba
A definição da pauta da plenária desta semana ocorreu na última quinta-feira, na reunião da Comissão Permanente de Assessoramento (CPA) do Comitesinos. Foi quando o grupo recebeu a secretária-executiva do Pró-Guaíba, Ana Elisabete Carara. Ela fez uma retrospectiva do projeto e explicou à CPA até que ponto as demandas de cada região estavam atualizadas, dentro da lista de ações a médio e longo prazo do Plano Diretor da Região.

Arroio Estância Velha – Portão
A CPA ouviu também a representação da AIC-Sul, com o vice-presidente administrativo financeiro da entidade, Paulo Enzweiler, e o diretor de meio ambiente, Hugo Springer. Ele apresentaram o Programa de valorização da micro-bacia hidrográfica do Arroio Estância Velha – Portão, o Pro Bacia. A idéia foi pedir apoio do Comitesinos para a iniciativa, o que deve ser decidido na plenária.
Outro tema da reunião desta semana, a eleição para diretoria do Comitesinos, desta vez terá um diferencial: não ocorrerá junto com a renovação da plenária. Os preparativos terão largada na quinta-feira, mas as entidades que atualmente compõem a plenária continuam com suas representações por mais dois anos, conforme uma demanda do Comitesinos atendida pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário