sexta-feira, 3 de junho de 2011

ENTRAM EM VIGOR NOVAS REGRAS PARA USO DO CARTÃO DE CRÉDITO

NOVAS REGRAS PARA USO DO CARTÃO DE CRÉDITO
As regras que padronizam o uso do cartão de crédito entram em vigor hoje (1º). A quantidade de tarifas cobradas caiu de aproximadamente 80 para cinco, no caso de cartões novos. A decisão de mudar as regras do uso do cartão de crédito foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em novembro do ano passado.


Além da anuidade, só poderão ser cobradas tarifas pelo fornecimento de segunda via do cartão, pela retirada de dinheiro na função saque, pelo pagamento de contas e pela avaliação emergencial de limite de crédito pelo cliente. Para os clientes que já trabalham com cartão de crédito, as cinco tarifas permitidas passam a valer a partir de 1º de junho de 2012.

Outra mudança foi o percentual da parcela mínima mensal para pagamento do cartão, que passa a ser 15%. Em 1º de dezembro, a parcela mínima para pagamento passará para 20% do total da fatura. Desde março passado, também não existe mais a cobrança de tarifas para as contas eletrônicas, exceto a anuidade. Essas contas são operadas diretamente pelo consumidor, como na internet, sem a necessidade de comparecimento às agências.

O CMN instituiu ainda uma diferenciação, nos tipos de cartão, que vai permitir aos clientes comparar os preços e escolher o mais adequado para suas necessidades. Passam a existir dois tipos de cartão destinados às pessoas físicas: o básico e o diferenciado. O básico poderá ser utilizado exclusivamente nas funções clássicas de pagamentos de bens e serviços em estabelecimentos credenciados, incorporando as opções de compra ou parcelamento.

O cartão diferenciado foi classificado como aquele associado a programa de benefícios e recompensa, como a troca de milhagens por passagens aéreas. Essas vantagens terão que ser incluídas apenas na anuidade e não terão taxas específicas. A instituição financeira terá que informar aos clientes todos os serviços incluídos nas tarifas. Continua proibido o envio de cartões para o cliente sem autorização prévia.

Além das tarifas, na fatura do cartão também terão de constar informações como o limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação, gastos, por evento, inclusive quando o saldo é parcelado e os encargos cobrados, informados de acordo com a operação.
FONTE: Jus Brasil Notícias

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Peão de Boiadeiro 2011

DIA DA IMPRENSA

Dia da Imprensa com exposição de impressos da Geração Mimeógrafo
Uma exposição inaugurou ontem, 1º de junhos, na Biblioteca Nacional resgata a contribuição cultural de um segmento da imprensa alternativa editada durante a ditadura militar. Com a mostra de fanzines Os Alternativos dos Alternativos – da Poesia Marginal ao Anarcopunk, a biblioteca comemora o Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho. A data tem origem na criação do Correio Braziliense, o primeiro jornal não oficial do país, fundado por Hipólito da Costa em 1º de junho de 1808, em Londres, na Inglaterra, para fugir da censura real à imprensa no Brasil.

EDEGAR PRETTO

17 de JUNHO ANIVERSÁRIO DO COMPANHEIRO EDEGAR PRETTO

terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de maio - Dia mundial de Combate ao Fumo

PORQUE FUMAR NÃO É INTELIGENTE: - Só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.
CONHEÇA UM CIGARRO POR DENTRO:
- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.
- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.
- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.
Por tudo isso, vamos nos unir contra o fumo:
- Evite a primeira tragada;
- Não fume na frente de crianças;
- Evite pessoas e situações que o façam fumar. Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre "EU NÃO FUMO";
- Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas;
* Uma campanha da Coordenadoria de Recursos Humanos (Área de Segurança e Medicina no Trabalho) e Assessoria de Comunicação Interna do SFIEC .

Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Juízes e membros do MP não precisam mais fazer o Exame da OAB

Juízes e oriundos do Ministério Público não precisam mais fazer o Exame de Ordem. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou um provimento que traz novas normas e diretrizes para o exame que permite aos aprovados exercer a advocacia. A decisão foi tomada no dia 16 em uma reunião do Pleno da OAB Nacional e publicada no "Diário Oficial da União" na sexta-feira (27). O provimento assinado pelo presidente da OAB, Ophir Cavalcante, determina que:
Art. 1º O parágrafo único do art. 1º do Provimento n. 136/2009, que "Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem", passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º ... Parágrafo único. Ficam dispensados do Exame de Ordem os postulantes oriundos da Magistratura e do Ministério Público e os bacharéis alcançados pelo art. 7º da Resolução n. 02/1994, da Diretoria do Conselho Federal da OAB." Segundo a OAB, a devisão vai favorecer juízes, desembargadores e promotores que queiram advogar depois de se aposentarem. O Exame de Ordem foi criado em 1963 e tornou-se obrigatório a partir de 1994. Muitos magistrados e promotores que já exerciam a função antes desta data não têm o Exame de Ordem. Já os bacharéis de direito que queiram se tornar juízes e promotores precisam do Exame de Ordem para fazer os concursos, que exigem três anos de prática jurídica.
FONTE: Portal JusBrasil

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sebastian Vettel vence GP de Mônaco

Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou sua quinta vitória em seis corridas na temporada 2011 em um GP de Mônaco
Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou sua quinta vitória em seis corridas na temporada 2011 em um GP de Mônaco emocionante neste domingo. O campeão mundial fez apenas uma parada no início da corrida e novamente teve uma atuação perfeita para suportar a pressão de Fernando Alonso, da Ferrari, e Jenson Button, da McLaren, com pneus mais desgastados até ser favorecido por uma bandeira vermelha a poucas voltas do final, quando todos puderam trocar os pneus. Alonso obteve o melhor resultado da Ferrari no ano até agora com o segundo lugar, enquanto Button, com uma estratégia de três pit-stops, foi o piloto mais rápido na pista, mas teve de se contentar com o último degrau do pódio. Mark Webber (Red Bull) cruzou a linha de chegada em quarto depois de uma ultrapassagem agressiva sobre Kamui Kobayashi (Sauber) na penúltima volta. Lewis Hamilton (McLaren) chegou em sexto depois de se envolver em múltiplos incidentes, enquanto Adrian Sutil (Force India) caiu de quarto para sétimo ao perder rendimento nos estágios finais.

Grêmio vence Atlético-PR

Vitória na Arena da Baixada e soma primeiros pontos no Brasileirão com gol contra no primeiro tempo garantiu a primeira vitória tricolor
Com a ajuda de do zagueiro rafael Santos, que marcou um gol contra aos 13 minutos do primeiro tempo, o Grêmio venceu o Atlético-PR neste domingo por 1 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão de 2011. Com isto, o Tricolor, que havia sido derrotado em pleno Estádio Olímpico pelo Corinthians na estreia, soma os primeiros pontos na competição.

Com gol de Iarley, Inter perde por 1 a 0 para o Ceará pelo Brasileirão

Ex-atacante colorado foi homenageado antes da partida, mas estragou a festa vermelha durante o jogo
O Inter fez festa para Iarley na noite deste sábado. Antes do jogo, o ex-atacante colorado foi homenageado pela direção, quando recebeu uma camisa do clube. Na partida, logo em seu primeiro toque na bola, o heroi do Mundial marcou o gol do Ceará, fazendo o time de Falcão conhecer a sua primeira derrota no Brasileirão no Beira-Rio. Após a derrota por 1 a 0, o Inter tem o seu pior início de Brasileirão desde 2007, com apenas um ponto em duas partidas. Na época, quando Gallo era o comandante, a equipe perdeu os dois primeiros jogos.

Constituída a Frente Parlamentar de Incentivo a Indústria e Comércio

Foi realizada na tarde da última terça-feira, a primeira reunião da Frente Parlamentar de Incentivo a Indústria, Comércio e Serviços. A proposta encaminhada e aprovada por unanimidade é do Vereador Carlinhos (PT) e tem como objetivo traçar estratégias em favor do setor. Na presidência da Frente ficou o autor da matéria Vereador Carlinhos, a secretaria ficou com o Vereador Tomé Foscarini (PT) e a relatoria o Vereador Valdeci de Vargas (PSB). Na pauta da reunião além da definição de tarefas no trabalho da Frente Parlamentar, foi discutido ainda algumas estratégias de política de incentivo a empresas estancienses. Nas ações previstas está a visita a ACI para falar sobre a participação do Vale dos Sinos na Francal/SP. O Legislativo quer apoiar as empresas estancienses que desejarem participar da importante feira do calçado. Conforme o Vereador Carlinhos a legislação de incentivo necessita de aperfeiçoamento e deve ser revista pelo grupo que tem o apoio do Secretário da Indústria e Comércio, Rudi Muller