sábado, 10 de outubro de 2009

FRASE DO DIA

“O futuro não pode ser previsto, mas pode ser inventado. É a nossa habilidade de inventar o futuro que nos dá esperança para fazer de nós o que somos.”

Dennis Gabor

Obama e a Paz

O que era impossível?

Os Estados Unidos da América, uma superpotência mundial em praticamente tudo, mas um país ligado a amarras inexplicáveis, uma delas é o latente racismo. Mas então, o impossível acabou sendo possível, neste mesmo país, um negro de origem muçulmana, filho de mãe branca e pai africano consegue algo que, para os maiores críticos seria impossível, ser eleito presidente, de nada mais nada menos, que da maior democracia do planeta. E quem foi o autor desta proeza, sim ele mesmo, Barak Obama, considerado o herdeiro de uma das maiores esperanças, a paz, o dialogo, o entendimento entre os diferentes. Ele despertou o sentimento de algo novo, de algo especial, de que é possível a união da humildade e poder. Esta semana ele deixou o mundo de boca aberta novamente ao receber o Prêmio Nobel da Paz. Uma coisa é certa, ele está dando trabalho aos críticos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

OPINIÃO

FRASE DO DIA
“Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz.”
Roberto Shinyashiki

OPINIÃO
Recebi uma crítica referente a coluna do dia 6 de outubro, onde ressaltamos a importância dos jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Mas como este espaço é justamente para fomentar o debate sobre os mais diversos assuntos, ficamos envaidecidos por ter a oportunidade de debater com o leitor do blog. Afirmo que todos os pontos de vistas serão publicados, alguns terão tréplica, mas sempre deverá ser não anônimo e que não contenha nenhum tipo de ofensas à pessoas e/ou entidades.

Réplica (Olímpiada no Brasil)

RÉPLICA
Lendo a coluna sobre as Olimpíadas, fiquei muito indignada e não posso deixar de registrar essa contradição. Existe no Rio de Janeiro, hoje, aproximadamente, 900 favelas, portanto, aqui vão as perguntas que não querem calar: por que todo esse investimento que será feito para as Olimpíadas de 2016 não é destinado a essas favelas? Existe tanto motivo para comemorar a conquista da sede? O quê o Brasil vai lucrar com isso? E, por último: vão cobrir de que forma esses morros, composto por casebres miseráveis, com mínimas condições de sobrevivência? Sim, porque, com certeza algo desse tipo vai ser feito, talvez também, interditem os morros todos, para os favelados não terem terem acesso às zonas nobres do Rio, nesse período.
* Cristina

Tréplica (Olímpiada no Brasil)

TRÉPLICA
Primeiramente, é de salutar a indignação, pois, nestes momentos devemos colocá-la para a sociedade, é claro, que todos devemos respeitar e ser respeitados pelas opiniões que emitimos sobre assuntos de relevante importância. Mas sobre a Olimpíadas, mesmo respeitando sua posição contrária, argumentarei positivamente. Certamente a vida das pessoas que vivem nestas “mais de 900” favelas deve melhorar muito, vejamos: com o alto fluxo de obras, obviamente oferecerá um número considerável de vagas de trabalho, a infra estrutura deve melhor de forma gritante, o investimento em educação, saúde e cultura deverá ser pesado, o nascer de um novo conceito de esporte vai impregnar o sangue, não só dos fluminenses, como também de todos os brasileiros. O Brasil vai mais do que lucrar, vai, definitivamente, cravar sua bandeira como país que, em breve espaço de tempo, se tornará uma grande potencia mundial.
* Carlinhos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Frase do dia

“Tolo é aquele que afundou seu navio duas vezes e ainda culpa o mar.”
Publilus Syrus

Quem é Carlinhos

Quem sou eu?

Eu sou um homem que faz de cada obstáculo um desafio,
De cada desafio um motivo para lutar.
Faço de cada tropeço uma escalada,
E de cada escalada uma conquista.
De tombo em tombo, aprendi a caminhar com passos firmes e sólidos.
Uma de minhas virtudes é não fraquejar perante os obstáculos.
Tenho solidez e fé em Deus para resistir aos embates.
Não desejo conquistar o mundo, mas apenas a confiança daqueles que acreditam que uma sociedade melhor só se faz quando compartilhamos nossos projetos e, conseqüentemente, a sua prática com os outros.
Sozinho, não sou ninguém, mas junto a vocês me sinto uma fortaleza.
Não me envergonho de dizer: Eu sou um homem que já chorou muito, mas que fez dessas lágrimas uma cascata de águas cristalinas, de onde jorram infinitas perspectivas e convicção de que muito tenho a fazer ainda, pelo próximo.
Enfim, este sou eu.
Um homem humilde, mas com uma pretensão enorme.
A pretensão de AJUDAR, porque acredito que somente a força dos bons sentimentos nos dão a habilidade de conduzir a vida com equilíbrio e dignidade.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Frase do dia

"Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."

Bertolt Brechet

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Chegamos aos 2.000 acessos


Obrigado amigos!
Em dois meses, apenas no ar, atingimos hoje, o índice de mais de 2.000 acessos. A minha alegria e satisfação se deve a você, meu amigo minha amiga. Esse Blog foi e está sendo planejado, unicamente, para vocês, com o propósito de fazer parte do dia-a-dia de todos, abordando diversos assuntos, ouvindo e, principalmente, interagindo. Não quero esse espaço exclusivamente para mim, mas principalmente para a comunidade de Estância e demais vizinhos da nobre e simpática cidade. Quero compartilhar desse momento com todos os que me incentivam e me dão apoio nessa caminhada, que tenho certeza, é apenas o início de um grande trajeto. Esse trajeto tem um objetivo: transformar e criar várias alternativas que propiciem ao povo de Estância qualidade de vida em todos os segmentos. Alguns poderão achar que meu sonho é alto demais. Eu lhes asseguro de que não é. E sabem por quê? Por que a minha força aliada a de vocês, representa uma união poderosa, capaz de grandes atos, dignos de uma comunidade que merece cada vez mais o meu carinho, respeito e admiração. Mais uma vez, obrigado a todos.
Um grande abraço do amigo Carlinhos.

Olimpíadas 2016


Pela primeira vez na história, a América do Sul receberá uma Olimpíada. O Rio ganhou a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Comitê Olímpico Internacional considerou o projeto da cidade maravilhosa um dos mais fortes. Um dos fatores que colaborou para o resultado foi a nossa economia, uma vez que o Brasil foi um dos menos afetados pela recessão em comparação às cidades concorrentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fraquejou em nem um momento sequer. Representou e defendeu o nosso país com muita garra e orgulho durante a cerimônia de votação na Dinamarca. Sem dúvida, será um evento positivo para os brasileiros e que trará, não apenas uma oportunidade de vida melhor aos jovens através dos esportes, como também um reforço para a nossa economia. No final da cerimônia Lula não conteve as lágrimas e desabafou “ Faltam mais políticos que chorem. Não tenho vergonha de chorar. Chorar é um momento nobre do ser humano.”

Momento FUNDEB - VII

4.1.4. Parcela de até 40% do Fundo

Cumprida a exigência mínima relacionada à garantia de 60% para remuneração do magistério, os recursos restantes (de até 40% do total) devem ser direcionadas para despesas diversas consideradas como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), realizadas na educação básica, na forma prevista no artigo 70 da Lei nº 9.394/96 (LDB), observado o seguinte critério por ente governamental:
 Estados: despesas com MDE no âmbito dos ensinos fundamental e médio;
 Distrito Federal: despesas com MDE no âmbito da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio;
 Municípios: despesas com MDE no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental.

Importante
Nas situações em que os governos estaduais e municipais mantiverem convênios com instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas, na forma prevista no art 8º,&& 1º, 3º e 4º, da Lei nº 11.494/2007, os repasses de recursos do Fundeb e essas instituições, à conta desses convênios, deverão originar-se desse parcela de 40% do Fundo.
O conjunto de despesas com MDE nas quais essa parcela de 40% do Fundeb deve ser aplicada, compreende:
a) Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e dos profissionais da educação, contemplando:
 Remuneração e capacitação, sob a forma de formação continuada, de trabalhadores da educação básica, com ou sem cargo de direção e chefia, incluindo os profissionais do magistério e outros servidores que atuam na realização de serviços de apoio técnico-administrativo e operacional, nestes incluída a manutenção de ambientes e de instituições do respectivo sistema de ensino básico. Como exemplo, tem-se o auxiliar de serviços gerais (manutenção, limpeza, segurança, preparação da merenda, etc), o auxiliar de administração (serviços de apoio administrativo), o(a) secretário(a) da escola, entre outros lotados e em exercício nas escolas ou órgãos/unidade administrativa da educação básica pública;
 Remuneração do(a) Secretário(a) de Educação do respectivo ente governamental (ou dirigente de órgão equivalente) somente se a atuação deste dirigente se limitar à educação e no segmento da educação básica que compete ao ente governamental oferecer prioritariamente, na forma do art. 211, 2ºe 3º, da Constituição Federal.
 Formação inicial e/ou continuada de professores da educação básica, sendo:
- formação inicial – relacionada à habilitação para o exercício profissional da docência em conformidade com o disposto no art. 62 da LDB, que estabelece, para os docentes da educação básica, exigência de formação em nível superior (licenciatura plena, na área exigida), e admite, como formação mínima, a de nível médio, modalidade normal, para o exercício da docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental;
-formação continuada- voltada para a atualização, expansão, sistematização e aprofundamento dos conhecimentos, na perspectiva do aperfeiçoamento profissional que, de forma continua, deve ser promovido pelos Estados, Distrito Federal e Municípios mediante programas com esse objetivo, assegurados nos respectivos Panos de Carreira e Remuneração do Magistério.

Importante:
- Em relação aos cursos de capacitação utilizados na formação continuada, por se tratar de cursos livres, o MEC não realiza o credenciamento de instituições que os oferecem. No entanto, torna-se necessária a verificação sobre eventuais exigências relacionadas ao funcionamento dessas instituições junto aos Conselhos Estaduais ou Municipais de Educação. Mas, independentemente de eventuais exigência nesse sentido, é importante atentar para os aspectos da qualidade e da reconhecida capacidade técnica das pessoas (física ou jurídicas) contratadas para a prestação desses serviços.
- Os profissionais que atuam na assistência social, médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, oferecidas aos alunos da educação básica, não poderão ser remunerados e capacitados com os recursos do Fundeb.
b) aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e de equipamentos necessários ao ensino
 Aquisição de imóveis já construídos ou de terrenos para construção de prédios destinados à escolas ou aos órgãos do sistema de ensino básico;
 Ampliação, conclusão e construção de prédios, poços, muros, e quadras de esportes nas escolas e outras instalações físicas de uso exclusivo da educação básica;
 Aquisição de mobiliário e equipamentos voltados para o atendimento exclusivo das necessidades da educação básica pública (carteiras e cadeiras, mesas, armários, mimeógrafos, retroprojetores, computadores e periféricos, televisores, antenas, etc);
 Manutenção dos equipamentos existentes (máquinas, móveis, equipamentos eletrônicos, etc.), inclusive com aquisição de produtos/serviços necessários ao seu funcionamento (tintas, graxas, óleos, combustíveis, energia elétrica, assistência técnica, serviços elétricos, mecânicos, hidráulicos, reparos, reformas, reposição de peças, revisões,etc.);
 Reforma total ou parcial de instalações físicas (rede elétrica, hidráulica, estrutura interna, pintura, cobertura, pisos, muros, grades, etc.) das instituições de ensino da educação básica.
c) Uso e manutenção de bens vinculados ao sistema de ensino
 Aluguel de imóveis e de equipamentos;
 manutenção de bens e de equipamentos (mão de obra especializada, materiais e peças de reposição diversas, lubrificantes, combustíveis, reparos, etc.);
 conservação das instalações físicas utilizadas na educação basca (reparos, limpeza, etc.);
 despesas com serviços de energia elétrica, água e esgoto, serviços de comunicação e informática,etc.
d) Levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precisamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino
 levantamentos estáticos (relacionados ao sistema de ensino) objetivando o aprimoramento da qualidade e a expansão da educação básica;
 organização de banco de dados, realização de estudos e pesquisas que visem à elaboração de programas, planos e projetos voltados à educação básica.
e)Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento do ensino
 despesas inerentes ao custeio das diversas atividades relacionadas ao adequado funcionamento de ensino da educação básica, entre as quais pode-se destacar: serviços diversos (vigilância, limpeza e conservação, entre outros), aquisição do material de consumo utilizado nas escolas e demais órgãos do sistema (papel, lápis, canetas, grampos, colas, fitas adesivas, gizes, cartolinas, água, produtos de higiene i limpeza, tintas , etc.)
f) Concessão de bolsas de estudos a alunos de escolas públicas e privadas
 na LDB encontra-se prevista esta forma de concessão, comumente utilizada no ensino superior. No Fundeb, entretanto, por contemplar o nível básico de ensino, de garantia constitucional integralmente gratuita a todos os cidadãos, não é prevista tal concessão aos alunos beneficiários matriculados na educação infantil e nos ensinos fundamental ou médio.
g) Autorização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos itens acima;
 quitação de empréstimos (principal e encargos) destinados a investimentos em educação básica pública (financiamento para construção de escola do ensino fundamental por exemplo).

h) Aquisição de material didático-escolar e manutenção de transporte escolar
 Aquisição de materiais didáticos-escolares diversos destinados a apoiar o trabalhgo pedagógico na escola (material desportivo utilizado nas aulas de educação física; acervos da biblioteca da escola, tais como livros, Atlas, dicionários, periódicos, etc; lápis, borrachas, canetas, cadernos, cartolinas, colas, etc.);
 Aquisição de veículos escolares apropriados ao transporte de alunos na zona rural, devidamente equipados e identificados como de uso nas aulas específico nesse tipo de transporte, em observÂncia ao disposto no Código nacional de Trânsito ( Lei nº 9,503, de 23.09.97) . Os tipos de veículos destinados ao transporte de alunos, desde que apropriados ao transporte de pessoas, devem se encontrar licenciados pelos competentes órgãos encarregados da fiscalização e dispor de todos os equipamentos obrigatório, principalmente no que tem tange aos itens de segurança,. Podem ser adotados tipos, modelos e marcas diferenciadas de veículos, em função da quantidade a serem transportadas, das condições das vias de tráfego, entre outras, podendo, inclusive, ser adotados veículos de transporte hidroviário;
 Manutenção de veículos utilizados no transporte escolar, garantindo-se tanto o pagamento da remuneração do (s) motorista(s) quanto dos produtos e serviços necessários ao funcionamento e conservação desses veículos, como combustíveis, óleos lubrificantes, consertos, revisões, reposição de peças, serviços mecânicos, etc.;
 Locação de veículos para o transporte de alunos da zona Rural, desde que essa solução se mostre maiôs econômica e o(s) veículos(s) a ser(em) locado(s) reúna(m) as condições necessárias a esse tipo de transporte, de forma idêntica às exigências a serem observadas em relação aos veículos próprios.

Importante
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 10.709/2003), dispõe que os governos dos Estados e dos Municípios serão responsáveis pelo transporte escolar dos alunos de suas respectivas redes de ensino.

domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Internacional do Idoso

Frase do dia
Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.
Séneca


Dia Internacional do Idoso
Caro leitor, infelizmente por motivos técnicos do Blog não pude deixar registrado a minha homenagem ao Dia do Idoso (1º de outubro – quinta-feira) mas nem por isso deixarei de saudá-los. Inicialmente a Frase do Dia vai para essa maravilhosa idade: idade experiente, perceptiva e muito sábia. Em segundo lugar a você jovem, filho, amigo, parente....Por um momento, coloque-se no lugar de um idoso, seja ele seu pai, avô ou um conhecido qualquer. Lembre-se de que um dia você necessitará de um amparo mais significante, de um abraço mais apertado, de um sorriso mais contagiante e de uma compreensão mais solidária. Ame e, sobretudo, considere muito as pessoas que têm alguns anos a mais que você. Elas têm muito a ensinar às pessoas e ao mundo. Ouça com mais paciência e cautela os conselhos que dão. Eles não são à toa, acredite. Ame-os, respeite-os. Um dia você necessitará desses valores, tenha a certeza.
*Abraços, do amigo Carlinhos!