sábado, 27 de março de 2010

TSE reforma decisão

TSE reconduz Dep. Carlos Gomes ao cargo 


A presidência da Assembléia Legislativa recebeu, no final da tarde desta sexta-feira (26), ofício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informando decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sentido de que Carlos Gomes seja reconduzido ao cargo de deputado estadual. O TSE deferiu ontem (25) liminar concedendo efeito suspensivo à decisão do TRE gaúcho que cassou o mandato de Carlos Gomes em 11 de fevereiro passado, porque o parlamentar deixou o PPS e ingressou no PRB.
O relator do processo, ministro Felix Fischer, argumentou no texto em que deferiu a liminar que “a jurisprudência do TSE entende que apenas o primeiro suplente do partido (PPS) detém legitimidade para pleitear a perda do mandato eletivo de parlamentar infiel ao partido pelo qual foi eleito". O pedido de cassação do mandato foi feito pelo deputado Jorge Gobbi, primeiro suplente do PSDB, partido coligado ao PPS na última eleição.

Dia do Artesão

Carlinhos apresenta projeto em benefício dos artesãos estancienses

Na sexta-feira, 19, o vereador Carlinhos reuniu-se com membros da Associação dos Artesãos de Estância Velha para apresentar uma proposta da Câmara de Vereadores que visa fortalecer e beneficiar seus associados. Trata-se do projeto de Lei nº027/2010, que “Institui a Semana Municipal do Artesanato, declara a data de 19 de março como Dia do Artesão e dá outras providências”, apresentado na noite de terça-feira. Segundo Carlinhos, o artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de uma nação e, ao mesmo tempo, uma importante fonte geradora de renda para milhões de pessoas, principalmente das camadas populares. “Por vários fatores entendemos que o fomento, a valorização e a divulgação do artesanato devem ser uma das prioridades dos governos, em todos os níveis”, completa.

Potencial Turistico
O artesanato, além de produto cultural, possui um grande potencial turístico. De outra parte, além de incentivar diretamente as atividades artesanais, a Semana Municipal do Artesanato certamente contribuirá também para fomentar o conjunto do comércio e os demais serviços do local onde se realizar. “Desta forma, além de homenagearmos e incentivarmos todos aqueles que preservam o nosso rico e criativo artesanato, estaremos contribuindo para o incremento da geração de renda a nossa cidade”, argumenta o vereador.

Semana Municipal
De acordo com o projeto, a Semana Municipal do Artesanato deverá ocorrer anualmente, no período de 12 de março a 19 de março, ficando ainda a data de 19 de março, declarada como Dia Municipal do Artesão. Para a presidente da Associação dos Artesãos de Estância Velha, Luciane Becker, a iniciativa do vereador Carlinhos será um instrumento maior de divulgação do trabalho dos artesãos. “Os próprios moradores da cidade desconhecem nosso trabalho e ficam surpresos quando, ao nos encontrarem expondo em outras cidades, falamos que somos de Estância Velha, destaca Luciane, afirmando ainda que a parceria com os órgãos públicos é fundamental.

sexta-feira, 26 de março de 2010

5.000 Acessos

Blog do Carlinhos ultrapassa 5 mil acessos


O vereador Carlinhos comemorou nesta semana a marca de 5 mil acessos alcançada pelo seu blog, o www.carlinhos-ev.blogspot.com. Lançado em 8 de setembro de 2009, em comemoração aos 50 anos de Estância Velha, o blog permite ao autor compartilhar idéias, prestar contas de sua atividade parlamentar, e o mais importante, permite aos leitores interagir a respeito de diversos assuntos através de comentários, críticas e sugestões. “Não são raras às vezes em que interajo com os leitores sobre assuntos sem nenhum cunho político. Quem visita meu blog pode perceber que procuro publicar assuntos variados, lógico que devido a minha atividade parlamentar, não tem como fugir do assunto”, destaca Carlinhos, convidando a todos para que visitem o portal. “Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento”, finaliza.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Influenza H1 N1

Vacinação contra a Gripe A (H1N1) em andamento no País


Terminou na sexta-feira, 19, a 1ª etapa da Estratégia Nacional de Vacinação contra o Vírus H1N1, destinada à imunização dos trabalhadores da rede de atenção à saúde e os profissionais envolvidos na resposta à pandemia, ou seja, aqueles que poderão estar em contato direto com possíveis vítimas.
Determinado pelo Ministério da Saúde, esse grupo prioritário compreende apenas médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulâncias, operadores de macas e recepcionistas dos ambulatórios que realizem atendimento às pessoas com os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG).
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar a população com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Para isso, serão convocadas, por etapas, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas, população de 20 a 39 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas. (veja lista abaixo)
Se você faz parte de um dos grupos a ser vacinado, fique atento! Observe a data de convocação e compareça a um posto de vacinação.
Não esqueça que medidas simples de higiene, como lavar sempre as mãos, ajudam reduzir a transmissão da doença. O vírus da gripe pode estar em muitos lugares, só que você não vê.

De acordo com o calendário, os seguintes portadores de doenças crônicas serão vacinados contra a Influenza H1N1:
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes em diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

terça-feira, 23 de março de 2010

Terra o planeta água

Carlinhos ressalta o Dia da Água


Em 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água. Mas segundo Carlinhos, não apenas neste dia, como em todos os outros, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. “A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra”, destacou. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação. Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Segundo dados apresentados pelo vereador, para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento. Dados do International Water Management Institute - IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Pensando a nível de município, Carlinhos convidou os colegas para assinarem um pedido de informação sobre a situação do Arroio Portão, “o córrego mais poluído do Município”, onde solicita cópias de todos os laudos de análises do Arroio Portão referente ao exercício de 2009 e o relatório da atual situação de poluição do referido Arroio.

Toco e Carlinhos

Encontro de líderes

Na quinta-feira, 18, o vereador Carlinhos (PT) esteve visitando o diretor-executivo da Fenac, Elivir Desiam - Toco, a quem entregou a medalha “Governador Leonel Brizola”, alusiva aos 50 anos de emancipação política do município. A honraria foi criada pelos vereadores no ano passado, numa iniciativa do vereador Carlinhos, como forma de condecorar os emancipacionistas e ou seus familiares, além dos ex-prefeitos que comandaram o município ao longo de seus 50 anos de história. Na noite da homenagem Desiam não pode se fazer presente devido a compromissos profissionais. Além da entrega da medalha, Carlinhos e Toco também trataram sobre assuntos pertinentes ao município, eleição deste ano e, juntos, fizeram algumas projeções para o futuro.

domingo, 21 de março de 2010

Ayrton Senna

O ídolo Senna faria 50 anos


(São Paulo, 21 de março de 1960 – Bologna, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores (especialmente na Fórmula 3 inglesa em 1983) o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Logo na sua primeira temporada na categoria máxima, Senna demonstrou rapidamente um talento excepcional levando a pequena equipe inglesa à exaustão e a obter resultados jamais alcançados. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Em dezembro de 2009 Ayrton Senna foi eleito, por seus próprios pares, o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos . A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria.