sábado, 20 de fevereiro de 2010

Frase do dia

“O espírito enriquece com o que recebe: o coração com o que dá. ”  (Victor Hugo)

Lembra de atrasar seu relógio!!!

Horário de verão chega ao fim. Atrase o relógio em uma hora


O horário de verão 2009/2010 chegou ao fim neste sábado (20/2). A partir da 0h deste domingo (21/2), os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Além do Distrito Federal, os Estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul adiantaram seus relógios por 126 dias. O objetivo da medida, segundo o governo federal é aproveitar melhor a luz natural e, assim, reduzir o consumo de energia elétrica nessas regiões.
No período, houve redução de 4,4% da demanda por energia no país, segundo dados são do Ministério de Minas e Energia (MME). A redução da demanda nesses meses deve ficar em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW) — o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No Sul, a previsão deve ficar em 4,5% de queda na demanda (490 MW), o que serviria para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de pessoas.
No Distrito Federal, a Companhia Energética de Brasília (CEB) registrou resultados acima dos previstos. De acordo com a distribuidora, a redução média foi de 5% na demanda de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) e queda de 0,35% no consumo total. “Este ano, apesar do alto consumo de energia em função do calor, conseguimos atingir um resultado superior à previsão inicial”, avaliou o superintendente de Operação do Sistema Elétrico da CEB, Marcelo Meloni.
Segundo a CEB, a redução da demanda no horário de maior consumo correspondeu a aproximadamente 48 megawatts, de um total de 960 megawatts. Isso significa, em Brasília, que a diminuição da demanda corresponde à carga do horário de ponta de cidades como Núcleo Bandeirante e Candangolândia. “A redução da demanda aumenta a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia, o que se reverte em benefício para o consumidor”, explicou Meloni

O Ronco do Bugiu


Charleando pelo Pampa

Por Paulo Vargas

Bueno meus hermanos, convido toda a gauchada para um farancho de saltar butiá do bolso, é neste sábado,dia 20/02, no galpão da igreja católica de São José do Herval, em Morro Reuter, mais de quarenta casais irão receber o certificado de conclusão deste curso, ministrado por este amigo. O baile será organizado pelo Piquete Alma Serrana, que tem por patrão, o amigo Kléber, o surungo será por conta do grupo ivotiense, Estampa Campeira,parabéns ao piquete e a amiga Valéria, presidente do clube São José, pelos preparativos do evento e pela organização do curso, inclusive o piquete anuncia que estão abertas as inscrições para o próximo curso de fandango, inscrições na floricultura da Valéria, ao lado do Clube São José.
CTG Estância do Campo Grande
O patrão Eloí e toda patronagem desta entidade, comunica que o inicio de março retornarão as sextas feiras de bife na chapa, em breve estaremos divulgando o dia que iniciará este evento tradicional deste rancho.

Curso de fandango em Ivoti
Nesta quinta feira inicia o curso de fandango na Associação dos moradores da Morada do Sol, apartir das 20hrs, faça sua inscrição no ato e já saia dançando, e quem optar no fim de semana, tem a opção de domingo, pois dia 14/03, NO CTG COtiporã, ás 19hrs, inicia também o curso de danças de fandango, ambos ministrado por este colunista, Paulo Vargas. Maiores informações pelo telefone de arreio, 99088813 ou 96278990.

Baile de formatura no CTG Gaudérios da Saudade
Bueno meus tauras, dia 27/02, o baile de formatura é no CTG gaudérios da Saudade, Rincão, Estância Velha, sob animação do grupo Estampa Campeira, que vai fazer roncar as três cordeonas mais gaúchas do Rio Grande, e neste dia será empossada a nova diretoria da AGE, Associação Gaúcha Estanciense, de EsTância Velha, a qual o presidente é Claudiomir Ferri, e este amigo é o diretor de eventos.

Promoção ganhe uma boina campeira
Meus amigos leitores, todos anos, a chama crioula é acesa em uma cidade de nosso estado, a qual é conhecida, através de votação, nos congressos tradicionalista que ocorre no mês de janeiro de cada ano, a pergunta aos senhores tradicionalistas, é onde será acesa a chama neste ano. Mande um mail para, paulovargaspv@yahoo.com.br, e no dia, 14/03, no programa Força Campeira da Rádio Ivoti, Fm 89.7, das 11hrs ás 13hrs, estaremos sorteando o vencedor, que retirará seu prêmio na loja Querência Pilchas de Ivoti.

Curso de dança na Serra Grande em Gramado
Um abração ao amigo, Luciano, aqual estive mateando no rancho dele sábado passado, e atamos um curso na sociedade Independente, as inscrições e reunião sobre o curso de danças gaúchas será dia 03/03, numa quarta feira,ás 20hrs os interesados podem ligar para o Luciano, 54-99751583, ou para este instrutor, 51-99088813, 96278990.
Bueno meus compadre, um abraço do tamanho do Rio Grande uma ponta do Brasil.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tribuna livre

Ação imediata estava no plano de governo do prefeito?

Os moradores da rua 1º de maio estão revoltados com o descaso da prefeitura. Estou sendo procurado diariamente por cidadãos que necessitam usar esta via pública, muita reclamação mesmo. Já encaminhamos o pedido de providêcias urgente ao setor competente, mas até agora nenhum retorno. Esperamos que nos próximos dias os devidos reparos sejam feitos em nome da comunidade. As pessoas perguntam, "se no plano de governo tinha ações rápidas". Este espaço é para a comunidade usar, mas sempre com respeito às pessoas e instituições, lembrando que ofensas não serão publicadas.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Campanha da Fraternidade critica o mundo capitalista
*Por Alexandre Araujo

Católicos de Ouro Preto do Oeste lotaram a Igreja Matriz para assistir a celebração eucarística de lançamento da Campanha da Fraternidade 2010, o ato litúrgico foi dirigido pelo padre Silvio que pediu para que os fieis façam uma profunda reflexão sobre o mundo capitalista que vivemos.
A Campanha da Fraternidade faz parte do calendário anual da Igreja no Brasil. Promovida pela CNBB, procura inquietar a sociedade com reflexões sobre temas sociais, especialmente aqueles que estejam prejudicando a vida fraterna.
Neste ano de 2010, novamente será ecumênica isto é, assumida, também, por outras igrejas cristãs. O tema escolhido para a CF 2010 foi: Economia e vida; e o lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24).
Seu objetivo geral é o de unir as pessoas de boa vontade na promoção de uma economia que esteja a serviço da vida. Seus objetivos específicos são denunciar a perversidade de um modelo econômico que visa, em primeiro lugar, ao lucro; educar para a prática de uma economia de solidariedade, valorizando a vida como o bem mais precioso; e conclamar a sociedade para a implantação de um modelo econômico que respeite o ser humano.
São objetivos ousados. Mas como não ser ousados diante das injustiças que nascem de uma economia em que o lucro está em primeiro lugar e o ser humano não passa, muitas vezes, de um “produto”? Como ficar indiferentes diante de uma “máquina” econômica que gera desigualdades, miséria, fome e morte? Há os que perguntarão: tem sentido as igrejas cristãs tratarem de um tema como esse? Não haveria temas mais “religiosos”?
Tudo o que é importante para o ser humano é importante para o Evangelho. Por isso é que Jesus se preocupou não somente com temas ditos “religiosos”, mas também com a fome, com as doenças e as injustiças. Ao advertir que não podemos servir a Deus e ao dinheiro, Cristo deixou claro que os problemas de nosso mundo têm como causa a ganância e o egoísmo. A solução desses problemas está, pois, em nossas mãos.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

 Bohn Gass pede votação da lei de fomento à Economia Solidária


O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, afirma que a Assembleia Legislativa pode oferecer uma valiosa contribuição para a Campanha da Fraternidade 2010 (cujo lema é "Economia e Vida") se votar, ainda este ano, o projeto de lei que cria a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária. "Os empreendimentos auto-gestionários constituem uma experiência concreta de economia a favor da vida, mas ainda carecem de um marco legal que os coloque, definitivamente, no orçamento do Estado. O projeto de lei resolve esta situação e por isso deve ser votado imediatamente", diz Bohn Gass. Atualmente, mais de 200 mil pessoas já tem seu trabalho e sua renda extraídos de empreendimentos solidários no Rio Grande do Sul. São cooperativas, associações e grupos que produzem desde artesanato até equipamentos para a indústria naval. "A grande diferença é que atuam de forma auto-gestionária, ou seja, produzem e digirem os empreendimentos com distribuição igualitária das responsabilidades e dos ganhos. O vereador de Estância Velha Carlinhos – PT, argumenta que, são exemplos de atividade produtiva que não geram apenas crescimento econômico, mas criam oportunidades, ou seja, combatem a miséria melhorando, de fato, a vida de quem está neles, e deve apresentar, na Câmara de Vereadores, Moção de Apoio ao projeto de lei queé de iniciativa popular e chegou à Assembleia Legislativa impulsionado por mais de cinco mil assinaturas. Projeto semelhante já havia sido apresentado pelo deputado Bohn Gass ainda ao tempo do governo Rigotto. Chegou a ser aprovado pelos deputados mas acabou vetado pelo governador. Em síntese, a criação de uma política estadual de fomento prevê ações públicas que financiem a organização de empreendimentos, facilitem a comercialização de produtos e atuem na qualificação profissional. "Podemos trazer o debate da Campanha da Fraternidade para a Assembleia Legislativa, podemos fazer a reflexão e até conquistar corações e mentes. Mas se aprovarmos o projeto teremos dado uma contribuição concreta superior a qualquer doação financeira à Campanha da Fraternidade", conclui Bohn Gass.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Reconhecimento à um amigo II

Arnaldo Kney assume vaga no Parlamento gaúcho
O terceiro suplente da coligação PSDB/PPS, Arnaldo Kney (PSDB), foi empossado pelo presidente da  Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), no começo da Sessão Plenária desta quinta-feira (18). Ele foi convocado em razão do deputado Jorge Gobbi (PSDB) ter assumido como deputado titular no lugar do deputado Carlos Gomes (PRB), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral na última sexta-feira (12). Saudando o plenário, o deputado Arnaldo Kney declarou-se honrado de poder passar a representar na Assembléia gaúcha os Vales do Sinos, do Caí e do Paranhana, região responsável por percentual considerável do PIB no Estado e contando com quase um milhão de eleitores. Natual de Ivoti, ele lembrou os 22 anos dedicados à vida pública, já tendo sido vereador, prefeito e secretário adjunto da Casa Civil. O tucano destacou que "trabalhará intensamente, com uma vontade muito grande, apesar do mandato curto de 45 dias que irá cumprir". Kney entra na vaga de Berfran Rosado (PPS), que atualmente ocupa o cargo de secretário Estadual do Meio Ambiente. O novo parlamentar disse ainda que "vai procurar dar sua contribuição ao desenvolvimento do Estado, com muito esforço e lealdade". Antes de encerrar seu discurso de posse, ele agradeceu ao deputado Jorge Gobbi pela sua iniciativa em buscar mais uma cadeira para o PSDB na Assembléia Legislativa.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Frase do dia

“O que não me mata imediatamente me fortalece.” (NIETZSCHE)

O cão e o padre

....

Comentário do dia

 O ano começou!

O Brasil um país maravilhoso, de beleza retumbante, lindo e deslumbrante por si só. Agora, passado os feriados recomeça, ou melhor, começa de verdade o ano e desta vez é para valer. Há mais de meio século é assim, tudo inicia de fato após o Carnaval. Então vamos lá, mãos a obra, vamos fazer 2010 ser 10 mesmo, e isso, só depende de cada um de nós com a nossa parcela de contribuição. Vamos nessa?

Reconhecimento à um amigo

Arnaldo Kney toma posse na Assembléia


A Assembleia Legislativa, depois de ter recebido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunicação sobre a perda de mandato do deputado Carlos Gomes na última sexta-feira (12), e a consequente publicação no Diário Eletrônico, convocou o suplente Arnaldo Kney. Ele tomará posse na sessão plenária desta quinta-feira (18).
Carlos Gomes (PRB) teve o mandato cassado por infidelidade partidária. Em setembro de 2009, ele trocou o PPS pelo PRB. O TRE não aceitou o argumento de defesa de Gomes, segundo o qual apenas o PPS, legenda através da qual se elegeu em 2006, poderia solicitar a cadeira. Gomes deverá recorrer da decisão.
A retomada do mandato foi solicitada pelo deputado estadual Jorge Gobbi (PSDB), que assumiu uma cadeira no Legislativo como suplente e agora passa a ser titular.

Currículo
Arnaldo Kney, 52 anos, é profissional do ramo imobiliário, mas tem 22 anos dedicados à vida pública como prefeito, vereador e secretário adjunto da Casa Civil. Ele é natural de Ivoti, onde foi eleito vereador de 1983 a 1988, período em que foi convidado a integrar o governo municipal, ficando à frente das Secretarias de Administração, de Planejamento e de Obras. Já de 1989 a 1992, foi prefeito de Ivoti, o que se repetiu para os mandatos de 1997 a 2000 e 2001 a 2004, pelo PDT. Ainda foi prefeito de Lindolfo Collor, também pelo PDT, de 1993 a 1996.
Em 2005, Kney ingressou no PSDB. Foi assessor parlamentar do deputado federal Júlio Redecker, nos anos 2005 e 2006. Concorreu pela primeira vez a deputado estadual no pleito de 2006, e é o terceiro suplente da coligação PSDB/PPS. Ocupou o cargo de secretário adjunto da Casa Civil de janeiro a setembro de 2007. Após passou a coordenar a bancada do PSDB na AL.
Conforme o tucano, sua atuação parlamentar deve ficar centrada nas demandas dos Vales do Sinos, do Caí e do Paranhana.