sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Frase do dia

“Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus.” Einstein, A.

Opinião

Três mil acessos em menos de três meses

Quando tive a idéia de criar um BLOG – sinceramente, não imaginei a dimensão que tamanha possibilidade de comunicação iria proporcionar a mim e, principalmente a meus leitores e amigos. Hoje, revendo o índice de acessos em menos de três meses, confesso que fiquei muito lisonjeado e emocionado com a surpresa = 3.000 acessos em menos de três meses. Isso merece um agradecimento especial a você leitor/amigo/companheiro/parceiro e motivador desse sucesso que para mim significa confiança e consideração ao trabalho que busco incessantemente realizar pela nossa querida Estância. Agradeço de coração, àqueles que desprendem parte de seu tempo para compartilharem de meu objetivo: “Buscarei cada vez mais e mais, oportunidades e possibilidades de atender a todos os anseios de nossa comunidade, sem distinção de classes sociais, raças, crenças ou outras concepções. Quero deixar bem claro que batalho e continuarei batalhando, por uma sociedade mais justa e diferentes comunidades, que no futuro almejo não mais existir. Queridos amigos, a mim apenas resta um humilde e significativo “Obrigado”. Espero, sinceramente, continuar contando com a colaboração de todos – para fazermos de nossa ESTÂNCIA uma cidade na qual possamos viver cada dia mais com muita segurança, harmonia e, sobretudo, igualdade para conseqüentemente, servirmos como modelo e referência a muitos outros municípios e comunidades carentes de afeto, atenção e solidariedade.
Um grande abraço! Carlinhos.

Comentário do dia

Quem é Carlinhos?
Quem sou eu?

Eu sou um homem que faz de cada obstáculo um desafio,
De cada desafio um motivo para lutar.
Faço de cada tropeço uma escalada,
E de cada escalada uma conquista.
De tombo em tombo, aprendi a caminhar com passos firmes e sólidos.
Uma de minhas virtudes é não fraquejar perante os obstáculos.
Tenho solidez e fé em Deus para resistir aos embates.
Não desejo conquistar o mundo, mas apenas a confiança daqueles que acreditam que uma sociedade melhor só se faz quando compartilhamos nossos projetos e, conseqüentemente, a sua prática com os outros.
Sozinho, não sou ninguém, mas junto a vocês me sinto uma fortaleza.
Não me envergonho de dizer: Eu sou um homem que já chorou muito, mas que fez dessas lágrimas uma cascata de águas cristalinas, de onde jorram infinitas perspectivas e convicção de que muito tenho a fazer ainda, pelo próximo.
Enfim, este sou eu.
Um homem humilde, mas com uma pretensão enorme.
A pretensão de AJUDAR, porque acredito que somente a força dos bons sentimentos nos dão a habilidade de conduzir a vida com equilíbrio e dignidade.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Frase do dia

“Quem compra o que não precisa, venderá o que precisa” Ditado árabe

Hora Cívica

HINO NACIONAL BRASILEIRO

Parte I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Comentário do dia

Dia de Finados


Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas. A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doenças, acidentes ou violência.

Estatísticas
Segundo pesquisas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o maior número de morte no Brasil é relacionado à mortalidade infantil. Porém, essa taxa teve consideráveis reduções no período entre 1991 e 2000, passando de 45,3 para 28,3, de cada mil crianças nascidas vivas. Mas o Brasil ainda tem muito a melhorar, se comparado a outros países. Na Europa a taxa é de cinco mortes para mil crianças nascidas vivas, e nos Estados Unidos chega-se a sete. O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus. As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração. A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados. A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

Outros Povos
No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo. Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos. Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus. Crendices populares dizem que não se deve levar terra de cemitério para dentro das casas, pois pode levar azar. Outros afirmam que comer a última bolacha de um pacote pode causar a morte da pessoa que comê-la. No dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade. Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.

*Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagocia
Equipe Brasil Escola

domingo, 1 de novembro de 2009

Frase do dia

“Vocês são o arco onde seus filhos, como flechas vivas, são impulsionados para adiante; deixe que a mão do Arqueiro trabalhe, porque assim como ele ama flecha que voa, também amo o arco que permanece estável.”

(Khalil Gibran)

O Dia do Senhor

SALMO – 1
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. 

Comentário do dia

Recebendo e editando....