sábado, 16 de junho de 2012

POLÍTICA AMBIENTAL SE FAZ COM OS PÉS NO CHÃO

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, aumentou o tom do discurso neste sábado durante um painel na abertura da Arena Socioambiental, um espaço do governo com programações paralelas à Rio+20
Ao defender o texto do novo Código Florestal, ela respondeu às críticas que tem recebido nos últimos meses. "É fácil escrever artigo em jornal e dentro do Congresso não convencer ninguém. É preciso ter voto, é preciso estar na base, porque a política ambiental só se faz com os pés no chão", disse.

É PRECISO MUDAR PARA MELHORAR

ESTÂNCIA VELHA NÃO PODE MAIS CRESCER COMO RABO DE CAVALO
É hora de mudar e voltar a crescer como antes. Para isso o PT está aí, para transformar a vida das pessoas. Chega de incopentencia, nossa gente já passou muito vergonha com "uns fiasquentos" que todos sabem que são.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

SE BEBER NÃO DIRIJA

Quando saímos de casa, certamente alguém fica esperando nossa volta. Voltarmos bem é um gesto de amor. Pense nisso!

FRIO VOTA AO ESTADO

A instabilidade que atua desde a madrugada de quinta-feira na fronteira com o Uruguai deve continuar provocando pancadas de chuva de moderada a forte no Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e no centro do Estado nesta sexta-feira

No fim da tarde desta quinta, choveu na região de Pelotas e a instabilidade se aproxima da Região Metropolitana, com registro de raios e trovoadas. Para sexta, ainda estão previstas rajadas de vento, descargas elétricas e até a possibilidade de queda de granizo no final do dia em áreas isoladas dessas regiões.
A temperatura, que nesta quinta-feira passou novamente dos 30°C no Estado (a máxima foi de 32,5°C, em Campo Bom, no Vale do Sinos), volta a cair. No domingo, a mínima, que na quinta foi de 8,5°C, em Vacaria, deve ficar em torno de 3°C, enquanto a máxima ficará na casa dos 20°C. Na segunda-feira, o frio se intensificará com a entrada de uma massa de ar seco.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

GILMAR MENDES

Gilmar Mendes, um político de oposição
*Por Elói Pietá
"Lula, como principal liderança do PT, teria todo direito de dizer ao ministro que fazer este julgamento antes das eleições é usar o processo como arma eleitoral"
A polêmica suscitada pelo ministro do Supremo, Gilmar Mendes, a respeito de recente encontro seu com o ex-presidente Lula, merece algumas considerações sobre os juízes e a política.
Os juízes tem muito poder, assim como os governantes e os parlamentares. E tem ideologia. Às vezes são mais elitistas, às vezes mais igualitários. Nos processos e nas sentenças eles expressam mais a técnica jurídica ou mais as suas convicções. Sempre haverá a presença dos dois.
Como tantos fatos demonstram, Gilmar Mendes é um magistrado tecnicamente preparado, mas profundamente político. Escolhido no governo do PSDB, seu lado sempre demonstrou ser de oposição ideológica ao PT. Entre as muitas relações políticas que cultivou na oposição, uma agora lhe é incômoda: Demóstenes Torres. Compartilhavam eventos familiares. Viajavam juntos no exterior. Juntos protagonizaram o anúncio de um suposto grampo telefônico, nunca comprovado, que levou à demissão de um por eles indesejado diretor da ABIN. Juntos tiveram na revista Veja seu prioritário canal de expressão midiática. Juntos se enganaram quanto aos amigos: Demóstenes diz que achava Cachoeira não mais agir na ilegalidade; Gilmar diz que achava Demóstenes uma pessoa diferente da que agora foi revelada.
Na versão da polêmica atual a respeito de seu diálogo com Lula, são dois contra um. O ex-presidente e o ex-ministro do Supremo, Nelson Jobim, negam a afirmação de Gilmar Mendes de que Lula sugeriu adiar pra depois das eleições o julgamento do chamado mensalão.
E, se Lula realmente quisesse dizer isso, qual o problema? Gilmar em nada dependeu ou depende de Lula. É ministro vitalício. Tem posições fortes. Lula, como principal liderança do PT, teria todo direito de dizer ao ministro que fazer este julgamento antes das eleições é usar o processo como arma eleitoral.
Expor um ponto de vista jamais tira a liberdade do julgador. É do cotidiano no Judiciário. É da natureza de qualquer instituição de poder receber pressões sociais nesta ou naquela direção. Vide a intensa pressão para o STF fazer este julgamento antes das eleições. A oposição nacional, em todos os seus matizes partidários e midiáticos, quer o julgamento agora. Para influenciar a seu favor o resultado eleitoral. Ao PT, obviamente, interessa o julgamento após outubro.
O problema então estaria em supostas insinuações de Lula de que o ministro poderia ser alvo na CPI de Cachoeira. Fato mais uma vez negado. Dois contra um. O ministro Mendes, conforme ele mesmo diz, relatou de imediato suas impressões da conversa a Agripino Maia, presidente do DEM. Evidencia-se que buscou guarida e conselhos no jogo político, que ele também joga. Tanto que foi compartilhá-la com um dos principais líderes da oposição, e não com seus colegas do Supremo. Quando resolveu, calculadamente, jogá-la a público, um mês depois, pelo canal oposicionista da Veja, certamente buscou tirar algum proveito político contra o PT ou para blindar preventivamente a si mesmo.
O ministro Gilmar Mendes afirmou que as pressões do PT para adiar o julgamento do mensalão seguem uma lógica burra, irresponsável, imbecil. Ao reverso dá para entender que, para ele, as pressões da oposição, em que milita, seguiriam uma lógica inteligente, responsável, esperta.
Na política, Gilmar Mendes tem lado. No Supremo, se inspira neste lado.
* Elói Pietá é secretário geral nacional do PT

MÍDIA ELETRÔNICA I

Falar em mídia eletrônica é quase impossível sem se referir a um novo conceito de comunicação, que se resolveu chamar de comunicação interativa. A proliferação de novas tecnologias de informação e comunicação, aliada a uma necessidade latente nos receptores da informação e que desperta diuturnamente nessas pessoas – a possibilidade de interferir no conteúdo das mensagens recebidas, geram novas expectativas na sociedade. Queremos ter aparelhos multifuncionais que nos permitam conversar, ouvir música e ver imagens ao mesmo tempo.

MÍDIA ELETRÔNICA II

Queremos ver televisão, mas poder assistir os programas ao nosso modo, segundo o ângulo de visão que melhor nos aprouver. Queremos poder comentar com os jornalistas as notícias que eles publicam, discutir nossos pontos de vista com eles. Queremos baixar nossas músicas pela Internet, montar nossos CDs conforme nossa conveniência. Em outras palavras: queremos interferir nas mensagens de comunicação que recebemos e estimular nosso senso crítico, de modo a deixar as coisas mais claras e completas.

MÍDIA ELETRÔNICA III

Esses e outros assuntos são discutidos no presente artigo, sem deixar de lado os impactos sobre o modelo tradicional de comunicação. Novas mídias, baseadas em novas tecnologias, apontam para novos caminhos. Mas o modelo tradicional de comunicação deverá permanecer, lado a lado com as novidades que estão aí e que virão.

MÍDIA ELETRÔNICA IV

As novas mídias, aliadas à mídia tradicional, contribuirão sobremaneira para a causa da sustentabilidade, sendo, de certa forma, as indutoras de uma nova comunicação de prevenção, que destaque bons exemplos, aplicáveis pelo cidadão comum e pela comunidade empresarial, denuncie as práticas que contrariam o desenvolvimento sustentável e estimule o cidadão a denunciar e a reivindicar providências para garantir sua qualidade de vida.

terça-feira, 12 de junho de 2012

DIA DE SANTO ANTONIO

Santo Antonio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo

Foi batizado na Sé de Lisboa, uma semana após o seu nascimento. Era de família nobre e rica. O pai, senhor Martinho, ocupava o cargo de Prefeito de Lisboa. A mãe, Dona Teresa, pertencia à alta nobreza. O menino cresceu cercado de todos os cuidados: boa instrução moral, científica, religiosa e muito conforto. Aos poucos percebeu que a vida de riqueza não lhe agradava e sentiu o chamado de Deus. Estudou na Catedral (onde seria também menino do coro), os rudimentos - trivium, cômputo, saltério e música. Foi lá, que aconteceu o seu primeiro milagre, quando fez uma cruz na parede, para afastar o demônio que tentava atormentá-lo.

RECICLE SUAS IDÉIAS I

Quando não é mais possível (MESMO) reaproveitar um produto, a terceira e última alternativa é aproveitar a matéria prima que o constitui, ou seja, fazer uma reciclagem

A Reciclagem, portanto, consiste em aproveitar os resíduos para fabricar novos produtos, idênticos ou não ao que lhes deu origem. A reciclagem pode ser do tipo artesanal ou industrial. Artesanal quando se utilizam processos de transformação não muito sofisticados e industrial quando estes processos são mecanizados e capazes de fabricar produtos em larga escala. A reciclagem artesanal também pode ser vista como uma forma de reutilização, pois os resíduos passam por poucas modificações.

RECICLE SUAS IDÉIAS II

A reciclagem, desde que surgiu, é encarada como uma forma de solução para a diminuição de lixo no ambiente.

Realmente, veio a solucionar muitos dos problemas causados pela disposição inadequada de lixo e pela grande quantidade gerada. Entretanto, se a reciclagem for vista apenas neste sentido, as demais atitudes não serão atingidas. O principal objetivo a ser almejado na busca de soluções para o problema do lixo deve ser o da conscientização da população.

RECICLE SUAS IDÉIAS III

Infelizmente, ainda não são todos os tipos de materiais fabricados pelo homem que são possíveis de serem reciclados.
Isto por que não apresentam condições favoráveis, como a existência de mercado local ou viabilidade técnica. O mercado para os recicláveis no Brasil ainda não é dos mais promissores. Entretanto, está ampliando-se cada vez mais. Veja o exemplo das embalagens tetrapak que, até alguns anos atrás, não havia tecnologia adequada para reciclá-las.

RECICLE SUAS IDÉIAS IV

Existem hoje, no mercado inúmeros produtosfabricados a partir de resíduos, considerados lixo por muitos.
O mercado poderá ser continuamente ampliado graças à mudança de pensamento e atitudes em relação aos resíduos, pois se o público reivindicar mais intensamente a mudança de atitudes por parte das autoridades e contribuir melhor com programas já existentes, a reciclagem poderá ser mais atingida.

RECICLE SUAS IDÉIAS V

A inviabilidade técnica para a reciclagem de muitos resíduos ainda não é possível porque estes são feitos

Com vários tipos de materiais ao mesmo tempo. Por exemplo, alguns produtos têm embalagens tão sofisticadas para ser um atrativo de venda (marketing) que não é possível retirar rótulos ou separar partes desta embalagem. É claro que não depende só de você para mudar isso, mas você pode optar por outros produtos ao invés destes. Até por que, geralmente os produtos artesanais são bem mais baratos que os “super-industrializados” e também mais saudáveis.

RECICLE SUAS IDÉIAS VI

Se a coleta seletiva for mais bem realizada e divulgada, talvez as empresas tenham um propósito maior em vender produtos com embalagens recicláveis (pois irão se beneficiar economicamente, tanto por competir melhor com as que já adotam esta atitude, como por poder ter uma fonte garantida de matéria prima). A reciclagem pode trazer inúmeros benefícios, de acordo com o seu grau e local de atuação.

FRIO DIMINUIU


Frio diminui no Sul, mas a temperatura volta a baixar no fim da semana

O ar polar intenso, que provocou o frio recorde no Sul do Brasil no feriado prolongado, já se afastou da Região, o que permitiu uma significativa elevação da temperatura. Nesta segunda-feira já não houve registro de temperatura negativa, mas várias localidades do Rio Grande do Sul ainda tiveram temperaturas abaixo dos 10ºC.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

EURO 2012


O Campeonato Europeu de Futebol de 2012, ou mais comum UEFA Euro 2012, foi o torneio de futebol de selecções nacionais organizado pela UEFA durante o ano de 2012

Polónia e Ucrânia serão os países anfitriões da fase final do torneio. A vitória na eleição das candidaturas foi anunciada pelo Comité Executivo da UEFA, a 18 de Abril de 2007, em Cardiff, no País de Gales.

Esta candidatura foi preferida entre as de Itália e a conjunta entre Croácia e Hungria, tornando-se o terceiro êxito de candidatura conjuntas para o Campeonato Europeu de Futebol, após os da Bélgica / Países Baixos, para o Euro 2000, e a Áustria / Suíça para o Euro 2008.
Este projecto polaco-ucraniano é visto como uma forma de desviar o foco para regiões e países da Europa Central e Oriental, cuja população demonstra um forte sentimento pelo futebol, mas são menos desenvolvidos em termos da qualidade das ligas locais de futebol e infra-estruturas, quando comparadas com a Europa Ocidental. Além de Chorzów, Dnipropetrovsk e Donetsk, as restantes cidades são populares destinos turísticos. No entanto, não está claro ainda se terão experiência suficiente para acomodar um grande número de visitantes por longos períodos, e as infra-estruturas de transporte existentes dentro e entre os dois países é insuficiente para permitir um rápido fluxo de pessoas entre os locais. A fim de melhorar esta situação, a candidatura pressupôs planos de expansão e modernização de estradas e rodovias. A obrigatoriedade de melhoria da infra-estrutura de futebol incluiu a construção de Donbas Arena em Donetsk, que se adapta aos critérios de Estádios 5 Estrelas segundo a UEFA, bem como o Estádio Dnipro, em Dnipropetrovsk.
Começaram a surgir entretanto preocupações acerca da evolução da melhoria das infra-estrutura, que levaram o presidente da UEFA, Michel Platini a advertir aos organizadores da necessidade de evitar as derrapagens nos seus preparativos.
O campeão do torneio se classifica para a Copa das Confederações 2013 no Brasil.

RIO MAIS 20


O Rio Mais 20 está se aproximando e afinal, será que você está realmente preparado para entender todos os temas que serão discutidos nesta importantíssima reunião que pode inclusive mudar os rumos do planeta no que tange o tema sustentabilidade? 

Em caso negativo, não se preocupe, ainda há tempo para o acúmulo de conhecimento necessário até o início da conferência. Além do mais, você possui aqui um forte aliado a fim de que este objetivo seja alcançado. O riomais20.com.br existe com o propósito de auxiliar as pessoas que se interessam em ficar por dentro de todos os detalhes do evento.

domingo, 10 de junho de 2012

GRÊMIO FAZ 2 NO CORINTHIANS

Grêmio venceu o Corinthians por 2x0, neste domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe paulista começou bem, barrando os ataques gaúchos, mas o gol de Marco Antônio, aos 21 minutos do primeiro tempo, abalou o time comandado por Tite. Sete minutos depois, André Lima ampliou o marcador. Com a vitória, a equipe de Vanderlei Luxemburgo soma nove pontos.

COLORADO EMPATA COM O FLU

Fluminense 0 x 0 Internacional, times não se apresentaram bem e o resultado foi mais que justo
Neste domingo, para pouco mais de 5 mil torcedores, Fluminense e Internacional se enfrentaram pela quarta rodada do campeonato Brasileiro. Apresentando um fraco futebol, os times não conseguiram marcar e ficaram no 0 a 0, em jogo disputado no estádio do Enegenhão.