quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FOME NO MUNDO

Quase um quarto dos gaúchos está em situação de fome, afirma presidente do Consea/RS

TRIBUNA POPULARA presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea/RS), Regina da Silva Miranda, ocupou o período da Tribuna Popular da sessão plenária desta quinta-feira (7), Dia Mundial da Alimentação. Regulamentada em 2004, a Tribuna Popular é realizada na primeira quinta-feira de cada mês, durante a sessão plenária, como um espaço para a manifestação de entidades de classe, ONGs e instituições beneficentes, comunitárias ou associativas.

SISTEMA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTARA oradora destacou como importante a participação do Legislativo gaúcho no encaminhamento de demandas dos movimentos sociais que resultaram na aprovação de duas leis – a 11.941/2003, que criou o Consea/RS, e a 12.861/2007, que instituiu o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul. Entretanto, segundo Regina, apesar das previsões legais, ainda não ocorreu no estado a instalação e a nomeação da Câmara Intersecretarial responsável por desenvolver uma política estadual de segurança alimentar e nutricional.

24% DA POPULAÇÃO VIVE COM FOME
Números trazidos pela oradora demonstram a necessidade de uma atuação pública efetiva sobre o tema. Segundo ela, dados da PNAD informam que 24% da população gaúcha vive em situação de fome. “É um dado inadmissível para um dos estados que mais produz alimentos no nosso País”. Por outro lado, Regina demonstrou preocupação com o percentual de obesos no Rio Grande do Sul, que chega a 58% entre os adultos. De forma especial, a presidente do Consea solicitou atenção para a realidade vivida pelas populações mais vulneráveis no estado: os indígenas e as comunidades quilombolas.
Vanessa Canciam - MTB 2060
Agência de Notícias 15:23 - 07/10/2010
Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Líder do segundo turno

GRÊMIO GOLEIA COM ATUAÇÃO DE LUXO DE JONAS
Tricolor fez 4 a 0 no Prudente com três gols do goleador do Brasileiro e começa deixar os lideres preocupados e fazendo contas
Com uma atuação de luxo nos primeiros 45 minutos, o Grêmio goleou o Prudente por 4 a 0 em jogo realizado na noite desta quarta-feira, no Olímpico. O grande nome da partida foi Jonas, que marcou em três oportunidades e ampliou ainda mais sua vantagem na artilharia do Brasileirão.

Primeiro tempo:
O jogo não poderia ter começado melhor para o Grêmio: logo aos 40 segundos de bola rolando, o Tricolor chegou ao primeiro gol. O Prudente tinha a bola dominada no fundo de campo, pela esquerda de ataque do Grêmio. Com o objetivo de afastar a pressão, o zagueiro tentou chutar pra frente. A bola estourou em Fábio Santos e caiu nos pés de Jonas, dentro da área. Com consciência, o goleador do campeonato cruzou forte para André Lima entrar de carrinho, na pequena área, e mandar para as redes! Grêmio 1 a 0 já no comecinho.

O gol logo cedo, desmanchou com qualquer esquema tático que o Prudente poderia ter montado para segurar o Grêmio. Sem mais nada a perder dentro de campo, o adversário, lanterna do campeonato, deixou de ser prudente e conseguiu igualar as ações dentro de campo. Chegou até com perigo em duas oportunidades à meta de Marcelo Grohe.

Mas com Renato sempre atento à beira do gramado, o Grêmio aos poucos foi impondo sua superioridade. No minuto 21, Lúcio apareceu pela esquerda e cruzou. André Lima raspou de cabeça e quase marcou o segundo. Segundo que não demoraria a chegar: aos 24 minutos, o Tricolor marcou depois de uma grande jogada: Douglas fez o lançamento perfeito para Fábio Santos na esquerda. O lateral cruzou rasteiro. André Lima fez o corta-luz e Jonas, de primeira, chutou de chapa, no canto direito. Grêmio 2 a 0! Era o gol que o Grêmio precisava para dar tranquilidade.

Aos 28, Lucio cruzou com perfeição. Jonas desviou de cabeça buscando o canto esquerdo, mas a bola passou raspando. Era só uma amostra do que viria logo em seguida. Quatro minutos depois, outra vez Lúcio fez um lançamento em profundidade do campo de defesa. Jonas dominou no peito, deixou a bola quicar, e mandou por cobertura, da intermediária, de perna esquerda. O goleiro adversário apenas olhou. Um golaço! Grêmio 3 a 0! O gol de número 16 de Jonas na competição. A verdade era que aos 32 minutos do primeiro tempo o jogo já estava liquidado a favor do Grêmio. E o primeiro tempo só não terminou 4 a 0 porque Jonas meteu uma cabeçada no poste direito perdendo a oportunidade de ampliar. Atuação de luxo do Grêmio nos primeiros 45 minutos.

Segundo tempo:
O segundo tempo começou com o Grêmio administrando o resultado. Depois de uma grande atuação e a vantagem de 3 a 0, é natural um relaxamento dos jogadores dentro de campo. O Prudente até cresceu dentro da partida. Começou a dominar o meio campo e chegar com certo perigo, exigindo boas defesas de Marcelo Grohe. Renato colocou Gilson no lugar de Fábio Santos e Leandro na vaga de Willian Magrão antes dos 20 minutos para tentar diminuir o ímpeto dos visitantes.

A primeira oportunidade gremista na etapa final foi aos 25 com uma bomba de Jonas de fora da área que o goleiro mandou para escanteio. Mas não mudou muito: o jogo seguiu devagar, com o Grêmio administrando.
Aos 36 minutos, Renato colocou Diego Clementino no lugar de Lúcio. Nos dois últimos jogos ele entrou e deixou sua marca. Pode até não ter deixado sua marca, mas mudou o ânimo da equipe: aos 39 minutos, André Lima chutou da entrada da área. No rebote do goleiro, Jonas foi derrubado quando chegava para concluir. Penalidade máxima!

Jonas cobrou o Pênalti e marcou seu terceiro gol na partida e o quarto da goleada gremista! Nos descontos ele ainda teve tempo para perder um gol feito depois de ter driblado o goleiro. Felizmente não fez falta. Terminou assim a partida, uma grande atuação do Grêmio com a quarta vitória seguida dentro da competição.O próximo adversário é o Vasco da Gama no próximo final de semana, no Rio de Janeiro.

Público Pagante: 15.890
Público Não Pagante: 2.308
Público Total: 18.198
Renda: R$ 280.494,50
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PT dá um banho no primeiro turno no RS

Tarso Genro vence no RS
O Rio Grande do Sul elege o PT, no primeiro turno, tendo Tarso Genro a sua frente depois de oito anos
O candidato do PT, Tarso Genro, foi eleito para o governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno. Com 99,9% dos votos apurados, o petista tinha 54,4% dos votos válidos e não já podia ser mais alcançado pelos demais candidatos. O candidato do PMDB, José Fogaça, tinha 24,7% dos votos.
Com a eleição de Tarso Genro, ex-ministro da Justiça de Lula, o PT volta ao poder no Rio Grande do Sul depois de oito anos, quando os petistas perderam as últimas eleições para o ex-governador Germano Rigotto e a atual governadora Yeda Crusius (PSDB). Yeda Crusius, candidata à reeleição, contabilizava 18,4% dos votos.
Pela primeira vez em sua história, o PT gaúcho vence uma eleição estadual no primeiro turno, observado de longe pelo PMDB e pelo PSDB. Em duas eleições seguidas, em 2002 e 2006, o PT perdeu o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre, respectivamente, depois de um mandato à frente do Piratini e 16 anos no comando da capital gaúcha.
Marcada por divisões radicais e irreparáveis entre maragatos e chimangos, gremistas e colorados e, mais recentemente, petistas e peemedebistas, a história do Rio Grande do Sul pós-ditadura militar nunca vira uma eleição para o governo gaúcho terminar no primeiro turno. Tarso Genro, assim, entra na história não apenas como governador, mas como o primeiro governador eleito em primeiro turno no Estado.