domingo, 25 de julho de 2010

O Agricultor e a Saciedade

Dia do Colono
 Enquanto o homem do campo continuar produzindo, o homem da cidade não passa fome. Acorda Brasil!

 Países desenvolvidos subsidiam a agricultura há décadas por terem clareza da sua importância. No Brasil, é preciso urgência em implementar um conjunto de ações nas áreas econômica, social, política, cultural, ambiental e de lazer que resgate e valorize este setor e assegure pagamento justo aos produtos. É essencial estabelecer mecanismos de proteção e viabilidade, assumindo que o mercado por si só não resolve. Quem produz deve ganhar por isto, e quem consome deve pagar um preço justo e adequado.
 O apoio à agricultura familiar é estratégico pelo seu potencial estruturador e dinamizador do desenvolvimento, pela produção de alimentos, geração de trabalho e renda de forma descentralizada e preservação ambiental e da biodiversidade. Viabilizar os atuais produtores é garantir a sucessão nas propriedades familiares. Educação e inclusão digital devem fazer parte destas ações de estímulo à permanência no meio rural. São elementos importantes para a capacitação e a integração com novas tecnologias.
 Compensar quem preserva o meio ambiente é outro desafio que temos na área de políticas públicas. Punir os transgressores é necessário, mas é importante premiar quem destina parte de sua área rural para o usufruto comum. Qualidade na energia elétrica e telefonia rural são outras importantes bandeiras para ampliar o bem estar no campo.
 O endividamento dos agricultores é um fator de transtorno que impede novos financiamentos. É preciso renegociar as dívidas de modo coletivo e possibilitar crédito. Temos que avançar. Estou desafiado e comprometido a seguir nesta caminhada para ampliar a qualidade de vida de quem alimenta a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário