quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aeroporto Regional Vale do Sinos

Câmara aprova Moção de Apoio ao Aeroporto Regional Vale do Sinos
A Câmara de Vereadores aprovou na noite de terça-feira, 29, uma “MOÇÃO DE APOIO” a proposta de construção do Aeroporto Regional Vale do Sinos, uma iniciativa do Grupo Editorial Sinos. O grupo que realiza estudos sobre o aeroporto regional é coordenado pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Sinos, Mário Gusmão, que mais uma vez desempenha um papel fundamental na vida dos cidadãos da Região.
A proposta, de autoria do vereador Luís Carlos Soares – Carlinhos (PT), foi apoiada pelos colegas João de Godoy (PMDB), Valdeci de Vargas (PSB), Luiz Carlos Souza (PT) e Carlos Dietrich (PMDB), e aprovada por unanimidade. Carlinhos considera a proposta como um impulso para a economia da região, do Estado e até do País. “Com a previsão de um crescimento acima de 5% ao ano nesta década, o Brasil terá que fazer investimentos em infra-estrutura, especialmente em transporte, e a construção de um aeroporto na Região com certeza facilitaria a vida dos cidadãos deste Estado, gerando um grande número de novos empregos”, destacou.
A construção de um novo aeroporto atenderá às necessidades de pouso e decolagem de aviões pequenos, transporte de passageiros e cargas para desafogar o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, o qual já apresenta sinais de colapso em determinados dias e horários. “Com o crescimento do País, cresce também, a necessidade de nós, homens públicos, investidos em cargos tanto no Executivo como no Legislativo, chamarmos para si as responsabilidades, pois, o progresso depende de nossas ações”, destacou Carlinhos, ressaltando que a Administração Municipal deveria apoiar esta iniciativa, lutando inclusive pela construção do mesmo no Município ou nas proximidades.

BOX: Fique por dentro:
O Aeroporto Salgado Filho tem hoje capacidade para 333 mil passageiros ao mês. Em obras de ampliação, esse número irá aumentar, até 2014, para 558 mil. Mas o volume será maior do que isso, saturando o aeroporto, que tem uma estimativa de 10% de acréscimo de passageiros a cada ano. No Estado, há mais dois aeroportos (Uruguaiana e Bagé), com infraestrutura para atender a essa demanda.
Um novo aeroporto poderá atender às necessidades de pouso e decolagem de aviões pequenos, transporte de passageiros e cargas, para desafogar o Salgado Filho, na Capital. O Aeroporto do Vale do Sinos terá tarifas aeroportuárias menores e embarques e desembarques mais rápidos, com estrutura mais simples. Será a matriz de um Pólo Aeronáutico para o RS, congregando indústrias, centros de treinamento e manutenção e escolas de pilotagem.
O projeto de construção do Aeroporto Regional Vale do Sinos foi apresentado aos deputados federais na bancada gaúcha, na Assembléia Legislativa, em abril de 2010. Representantes da região e do Departamento Aeroportuário do Estado falaram sobre a relevância da iniciativa e da intenção de incluí-la no orçamento da União para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário