Tarso mantém vantagem sobre Fogaça
Candidato do PT aparece com 42% das intenções de voto, seguido pelo peemedebista, com 26%, e Yeda Crusius (PSDB), 13%
Pesquisa manté resultado
Tarso lidera com 42% |
Os três principais candidatos ao governo do Estado se mantiveram estáveis na mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Tarso Genro (PT) está em primeiro lugar, com 42% das intenções de voto - mesmo índice do levantamento anterior, feito entre 23 e 24 de agosto -, seguido de José Fogaça (PMDB), que baixou um ponto e agora aparece com 26% das citações, e Yeda Crusius (PSDB), que também oscilou um ponto para baixo, e está com 13%.
Foram ouvido 1.252 eleitores
Pedro Ruas, do PSOL, aparece com 1% das citações dos entrevistados. Os demais candidatos foram citados pelos eleitores, mas não atingiram 1% das preferências. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e Grupo RBS, ouviu 1.252 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha simulou um eventual segundo turno entre Tarso e Fogaça. Neste cenário, 51% votariam no candidato do PT, enquanto 38% afirmaram votar no peemedebista.
Yeda tem a maior rejeição
Yeda tem a maior rejeição |
A rejeição da atual governadora Yeda Crusius vem caindo e agora ela tem 42% das citações dos entrevistados. No levantamento anterior, a candidata do PSDB aparecia com 47%. Também baixou a rejeição de José Fogaça, que passou de 16%, na sondagem anterior, para 13% agora, o mesmo percentual atingido por Tarso Genro. Quando o eleitor é dividido por faixa etária, o petista tem seu melhor resultado entre os entrevistados de 35 anos a 44 anos, com 48%. Neste mesmo item, Fogaça melhora seu índice no eleitorado mais jovem, na faixa de 16 anos a 24 anos, com 34%, e Yeda tem seu melhor índice na faixa dos 60 anos ou mais, com 18%.
Tarso mantém a dianteira
No item escolaridade, Tarso aparece de forma estável nos ensinos Fundamental, Médio e Superior, com 42% nos dois primeiros e 40 no último. Fogaça melhora seu desempenho entre o eleitorado do Ensino Médio, com 28%, e Yeda, entre os que têm Ensino Superior, com 21%. Na sondagem espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos - Tarso é o mais citado, com 28%, seguido de Fogaça, com 13%, e de Yeda, com 10%. Nesta modalidade, 45% dos entrevistados dizem não saber em quem votar.
FICHA TÉCNICA
Solicitantes: Folha de S.Paulo e Grupo RBS
Período de campo: 8 e 9 de setembro
Tamanho da amostra: 1.252 entrevistas
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registros: no TRE com o nº 45.300/2010 e no TSE sob o nº 28.825/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário