Tarso Genro vence no RS
O Rio Grande do Sul elege o PT, no primeiro turno, tendo Tarso Genro a sua frente depois de oito anos
O candidato do PT, Tarso Genro, foi eleito para o governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno. Com 99,9% dos votos apurados, o petista tinha 54,4% dos votos válidos e não já podia ser mais alcançado pelos demais candidatos. O candidato do PMDB, José Fogaça, tinha 24,7% dos votos.
Com a eleição de Tarso Genro, ex-ministro da Justiça de Lula, o PT volta ao poder no Rio Grande do Sul depois de oito anos, quando os petistas perderam as últimas eleições para o ex-governador Germano Rigotto e a atual governadora Yeda Crusius (PSDB). Yeda Crusius, candidata à reeleição, contabilizava 18,4% dos votos.
Pela primeira vez em sua história, o PT gaúcho vence uma eleição estadual no primeiro turno, observado de longe pelo PMDB e pelo PSDB. Em duas eleições seguidas, em 2002 e 2006, o PT perdeu o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre, respectivamente, depois de um mandato à frente do Piratini e 16 anos no comando da capital gaúcha.
Marcada por divisões radicais e irreparáveis entre maragatos e chimangos, gremistas e colorados e, mais recentemente, petistas e peemedebistas, a história do Rio Grande do Sul pós-ditadura militar nunca vira uma eleição para o governo gaúcho terminar no primeiro turno. Tarso Genro, assim, entra na história não apenas como governador, mas como o primeiro governador eleito em primeiro turno no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário