Prefeito anuncia que falta de verba inviabiliza repasse de recursos para empresas participarem da Francal 2011
Foi com muita tristeza que os membros da Frente Parlamentar de incentivo a indústria, comércio e serviços, receberam a notícia de que o Executivo não irá auxiliar na participação de empresas estancienses na Francal 2011, feira que é considerada o maior evento de moda e negócios do segmento na América Latina e reúne os principais fabricantes brasileiros. A feira é também palco dos lançamentos e novidades para o setor.
Criada para auxiliar na geração de emprego e renda, nos setores de indústria, comércio e serviços, a Frente Parlamentar, composta pelos vereadores Carlinhos (PT), Tomé Foscarini (PT), Presidente do Legislativo, e Valdeci de Vargas - Django (PSB), se reuniu primeiramente para discutir ações visando a participação de empresas na Francal 2011. Embasados na Lei Municipal Nº 1.516, de 23/12/2009, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder ajuda de custo à empresas estabelecidas no Município, para locação de espaços junto a feiras comerciais, os vereadores tiveram uma audiência com o Prefeito Waldir Dilkin (PSDB) e com o secretário de indústria, comércio e turismo, Sr. Rudi Muller. Na ocasião, Dilkin solicitou aos vereadores que fizessem o levantamento das interessadas no incentivo para participação na Feira.
O trabalho de cadastramento das empresas foi concluído e encaminhado para análise do Executivo no dia 15 de junho. Porém, na tarde desta terça, oficio assinado pelo prefeito Dilkin deu entrada na Câmara Municipal, negando o incentivo, o que desapontou os vereadores. "Na semana passada aprovamos projeto da Prefeitura fornecendo incentivo de R$25 mil a uma escola particular do Município representar a cidade fora do país. Acho que a medida foi muito importante, mas usar da falta de recurso para negar apoio a empresas que geram recursos e empregos em nossa cidade é uma inversão de valores por parte do prefeito", destacou Carlinhos.
Recursos do Legislativo
Tão logo soube da notícia a Frente Parlamentar se reuniu para encontrar alternativas a fim de auxiliar as empresas. Reunidos com a assessoria jurídica da Casa Legislativa, os Vereadores Tomé Foscarini (PT) e Carlinhos (PT), respectivamente Presidente e Vice-Presidente do Legislativo, encontraram uma alternativa: repassar verbas da Câmara a fim de viabilizar o incentivo às empresas. “Nosso objetivo é fazer com que nossas empresas produzam e gerem divisas ao nosso Município”, argumentou Foscarini. A fim de garantir o repasse, a Câmara solicitou a presença de empresários e do prefeito Waldir Dilkin, na manhã desta quarta-feira, para anunciar a liberação de R$20.000,00 (vinte mil reais). Estiveram presentes os empresários representantes da Roma Artefatos de Couro, da Hoff Calçados, da Laroma Calçados e, da Benesh Artefatos de Couro, que comemoraram a alternativa encontrada pela Câmara. "Pagamos uma alta carga de impostos, geramos emprego diretos e indiretos para nossa comunidade, e neste momento difícil pelo qual atravessamos, toda ajuda do Poder Público é válida", destacou Marcos, da Roma Artefatos de Couro. Para José Bernardo, da Bennesh, todo e qualquer incentivo é bem vindo, pois toda empresa comprometida, que mantém seus impostos em dia, contribui para desonerar os cofres públicos. "Cada pessoa que empregamos se torna independente do assistencialismo do Poder Público", ressaltou. Para os empresários Anésio e Márcio, a ajuda com certeza se reverterá em benefício da comunidade estanciense, seja através da geração de tributos na comercialização de seus produtos ou no emprego de mais mão de obra para atender a demanda das vendas da feira. Para o Vereador Carlinhos, esta é uma importante conquista na primeira batalha pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria, Comércio e Serviços.
FONTE:Evandro Ozório - Mtb 15332
Assessor Vereador Carlinhos
Câmara Municipal de Estância Velha/RS
Fone: 3561-2090
Nenhum comentário:
Postar um comentário